Topo

Pesquisa mostra que música pode ter efeitos benéficos para coração

13/11/2008 13h00

São Paulo - Estudo da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (Estados Unidos) revelou que a música pode ter efeitos benéficos para o sistema cardiovascular. De acordo com a pesquisa, apresentada durante encontro da Associação Norte-americana do Coração, em New Orleans, músicas agradáveis ao ouvinte produz a sensação de bem-estar, ajudando a promover a dilatação dos vasos e a aumentar o fluxo sangüíneo.

Segundo informações da Agência Fapesp, os participantes foram submetidos a testes para determinar como a camada celular que reveste interiormente os vasos sangüíneos e linfáticos (endotélio) responde a estímulos variados. O endotélio atua na regulagem do fluxo sangüíneo e na coagulação, além de secretar substâncias químicas em resposta a ferimentos ou infecções. Também tem importante papel no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O diâmetro dos vasos sangüíneos analisados (no braço) aumentou 26% após a fase de audição de músicas alegres e contraiu 6% após os voluntários ouvirem música que os deixavam ansiosos. De acordo com a pesquisa, o aumento foi maior do que nas fases de relaxamento (11%) e de assistir a vídeos que estimulavam risadas (19%). As músicas consideradas estressantes levaram à contração dos vasos e à redução no fluxo sangüíneo.

AE