Topo

Serotonina explica insistência em se bronzear, diz especialista

Emilio Sant'Anna e Roberta Pennafort<br>De São Paulo

14/01/2009 12h01

Rio - Apesar de bem informados, os chamados "viciados" em sol insistem em passar horas se bronzeando mesmo sabendo sobre os riscos, como envelhecimento precoce e câncer de pele. Os problemas causados pela exposição contínua aos raios ultravioleta UVA e UVB e os cuidados a serem tomados - especialmente durante o verão - não são novidades para elas. De acordo com a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Flávia Martteli, essa teimosia pode ser explicada pela serotonina.

Arquivo Folha Imagem
O sol é um estimulante da serotonina, neurotransmissor associado ao bem-estar
COMO USAR O FILTRO SOLAR
ALIMENTOS MANTÊM O BRONZEADO
DIFERENÇA ENTRE HOMEM E MULHER
BRONZEAMENTO ARTIFICIAL: RISCOS
Segundo a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Flávia Martteli, o sol é um estimulante da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por levar os estímulos de um neurônio ao outro, também a responsável pela sensação de bem-estar. Por isso, sol e bem-estar são constantemente associados. "Tenho pacientes que não desistem de ter "cara de verão" o ano inteiro", diz Flávia.

Filtro solar e bom senso são recomendações simples dos especialistas, mas nem sempre fáceis de seguir. E se precaução não se compra nas farmácias, os filtros solares, com fatores de proteção variados, sim. Dos protetores em cápsulas a loções que protegem o DNA da pele contra os efeitos nocivos do sol, o bloqueio dos raios ultravioleta é medido pelo Fator de Proteção Solar (FPS).

Quando se usa um filtro com FPS 30, por exemplo, a pele deve levar 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. "O ideal é que se reaplique a loção, no máximo, a cada duas horas", explica Flávia. Para quem acredita que basta evitar o sol entre as 10h e as 16 horas para fugir de problemas, a dermatologista da Unifesp explica que para a proteção contra o câncer de pele isso está correto.

Porém, para evitar o envelhecimento precoce da pele, essa teoria não se aplica. Os raios UVA estão presentes o dia todo, não queimam nem deixam áreas vermelhas, mas são os principais causadores do envelhecimento precoce da pele. Já os raios UVB são mais intensos no verão, entre 11h e 15 horas, e são os principais responsáveis pelo câncer de pele.


De São Paulo","publicationDate":"20090114120100"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2009/01/14/serotonina-explica-insistencia-em-se-bronzear-diz-especialista.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="noticias/noticias">