Topo

Danças de salão trabalham postura e tônus muscular, diz professora

03/04/2009 11h50

São Paulo - Frequentar a academia para fazer musculação, natação ou ginástica não combinam com seu estilo de vida boêmio ou baladeiro. Mesmo quem gostar de sair à noite para ouvir música e dançar pode levar uma vida mais saudável, basta encarar a dança como esporte. "A dança trabalha postura, equilíbrio, noção espacial e tônus muscular", explica a professora Karina Sabah, do Centro de Dança Jaime Aroxa. E a professora diz que não existe ritmo difícil de aprender, até para quem tem "dois pés esquerdos". "Basta se soltar!"

Além de fazer uma atividade física, quem frequenta aulas de dança ainda faz amigos, perde a timidez, se diverte e não perde o passo nas festas e clubes em qualquer tempo. Febre entre os jovens, os estilos zouk e salsa são dois exemplos que dançar mantém a forma. Dança da moda, zouk lembra bastante a lambada. Para encará-la, é preciso estar preparado para muitos giros e rebolados. A mulher é lançada de um lado para o outro, jogando os cabelos em todas as direções.

Outras opções para se exercitar dançando são o samba e a salsa. No samba de gafieira, a dança de origem carioca faz muito uso de pernas e quadris. O homem conduz a dama com estilo elegante e malandro. E ela precisa estar preparada para a "cadeirinha" ("sentar" na perna dele). Já na salsa, o ritmo cubano exige muito movimento de quadris, pernas e braços. A dama tem de estar pronta para requebrar ombros e girar conforme a vontade do parceiro. Seja qual for o estilo, praticando dança você perde em média 300 kcal/h.


AE