Topo

EUA confirmam terceira morte por gripe suína

10/05/2009 07h51

Os Estados Unidos confirmaram neste domingo a terceira morte no país em decorrência da gripe suína.

Segundo o Departamento de Saúde do Estado, a vítima seria um homem com problemas cardíacos que faleceu na quinta-feira.

Entre os outros dois mortos em território americano está um bebê mexicano que visitava parentes no Texas com a família.

Desde a sexta-feira os Estados Unidos ultrapassaram o México em número de casos da gripe suína. De acordo com os últimos números, 2.254 pessoas estão infectadas com o vírus influenza A H1N1 nos EUA. O número de contaminados no México é de 1.626 e de mortes, 48.

No sábado o governo da Costa Rica anunciou uma morte no país em decorrência da gripe suína, a primeira registrada fora da América do Norte.

Segundo o Ministério da Saúde da Costa Rica, a vítima é um homem de 53 anos que sofria de diabetes.

Novos casos

De acordo com os últimos dados divulgados esta manhã pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados 4.379 casos da doença em 29 países.

A relação da OMS, porém, ainda não inclui a Noruega, que no sábado anunciou seus primeiros dois casos de gripe suína, elevando assim para 30 o número de países afetados.

Também no sábado Austrália e Japão já haviam confirmado seus primeiros casos de contaminação.

Horas após anunciar os três primeiros casos no país, o Japão confirmou o quarto registro da doença. Trata-se de um estudante que viajava com os outros três contaminados pelo vírus.

Os primeiros testes realizados no rapaz deram negativo, mas como ele continuou a apresentar sintomas da doença novos exames foram realizados e o diagnóstico confirmado.

Brasil

No Brasil, que até agora confirmou seis casos da doença, a mãe do jovem de 29 anos contaminado pela gripe suína também foi internada no sábado no Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, após apresentar sintomas da doença, como febre e tosse.

Ela está realizando testes para verificar a presença do vírus e se encontra em um setor de isolamento do hospital.

Ela teve contato com o filho, que se tornou, na sexta-feira, o primeiro caso de transmissão da gripe dentro do território nacional.
O rapaz contraiu a doença de um amigo que fora infectado no México. Os outros cinco doentes haviam contraído a gripe no México ou nos Estados Unidos.