Topo

Butantan inicia estudo para avaliar vacinação contra gripe em crianças

Em São Paulo

15/05/2009 12h55

O Instituto Butantan, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, vai realizar um estudo para avaliar a imunização contra gripe em crianças a partir de 6 anos, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A iniciativa é baseada em estudos internacionais, que têm mostrado que a vacinação de crianças em idade escolar pode resultar na diminuição da doença tanto nas crianças quanto em seus familiares.

O objetivo é medir a eficácia da vacina comparando a ocorrência de doença respiratória aguda e gripe entre dois grupos de escolares um que receberá a vacina contra gripe e o outro que receberá outras vacinas (para meningite C e varicela - "catapora"). Após a vacinação, além das crianças, os familiares também serão acompanhados durante seis meses para identificar entre eles os casos de doenças respiratórias e gripe. Ao final do estudo será verificado qual dos grupos apresentou maior número de casos de gripe.

A vacina será aplicada em alunos do ensino fundamental matriculados em nove escolas da rede estadual no distrito do instituto Butantan, zona oeste de São Paulo. O estudo começa na segunda-feira e a vacina utilizada é a mesma da campanha dos maiores de 60 anos. Não podem receber a vacina pessoas alérgicas a ovo e seus derivados, as que apresentarem febre no momento da vacinação e pessoas com problemas neurológicos. Gestantes devem consultar o médico antes de decidir sobre a vacinação.

AE