Topo

Minc diz que 2009 terá menor desmate em 20 anos

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

03/06/2009 09h43

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que 2009 terá o menor índice de desmatamento dos últimos 20 anos. "Estamos otimistas", disse ele ontem, ao comentar os últimos registros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em abril, o sistema Deter detectou 36,8 quilômetros quadrados de área derrubada, um índice 97% menor do que o registrado no mesmo período de 2008.

A cobertura de nuvens - que impede o sistema de detectar eventuais áreas desmatadas -, porém, foi bastante significativa: 73%, bem maior do que os 53% apresentados em 2008. Apesar da área pequena monitorada, Minc argumentou que houve redução: "Parte dela foi da cobertura de nuvens, mas houve um aumento brutal das ações (de combate ao desmatamento)".

Contrariando a posição do ministro, o Inpe informou ontem, em nota, que a taxa elevada de cobertura de nuvens registrada nos meses de fevereiro, março e abril - o chamado "inverno amazônico" - não permite comparações com o que aconteceu no ano passado. "Como a densa cobertura de nuvens reduziu muito a capacidade de observação por satélites, não é possível afirmar que estes números representem uma redução no desmatamento em relação ao mesmo período de 2008", disse o Inpe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.