Topo

Fiocruz realiza sábado vacinação contra a paralisia infantil no Rio

17/06/2009 13h35

São Paulo - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza no sábado o Fiocruz pra Você, evento acontece durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil promovida pelo Ministério da Saúde. O evento também deve oferecer às famílias atividades de lazer, culturais e educativas. De acordo com informações da entidade, são mais de 70 atividades gratuitas voltadas para os públicos de todas as idades. A vacinação começa às 8 horas, com animação da arte circense de 16 artistas, incluindo palhaços, malabaristas e pernas-de-pau.

Entre as apresentações musicais e de dança, a fundação conta com a participação dos grupos Música na Calçada, Dançando Pra não Dançar, Flautistas da Pro Arte e Orquestra Jovem de Niterói. Ainda na programação, o Duo Milênio, com violoncelo, violão e percussão, o grupo de choro e samba Trio Três e a banda Harmonia, que nasceu no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro. O Fiocruz pra Você encerra as atividades com o grupo AfroLata, show de percussão em frente ao Castelo da Fiocruz, às 16h30.

Além da vacinação, os serviços oferecidos incluem distribuição de preservativos; exame das mamas; verificação da glicose; sessões de shiatsu; cálculo da curva de crescimento e verificação de sinais vitais em crianças; orientações sobre planejamento familiar, pré-natal, cuidados com o bebê, alimentação e direitos humanos; distribuição de cartilhas e outros materiais educativos sobre como prevenir verminoses, DST/Aids, dengue e outras doenças. A vacinação e as outras atividades acontecem até as 17 horas no campus da Fiocruz em Manguinhos e no campus de Jacarepaguá, no Rio.

AE