Topo

Anvisa determina advertência em embalagem de ovo sobre riscos à saúde

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

19/06/2009 14h10

As embalagens de ovos deverão trazer advertências sobre consumo e de preparo desse alimento comercializado no país, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao aprovar a obrigatoriedade, na terça-feira, os rótulos vão alertar os consumidores sobre os riscos à saúde do ovo cru ou mal cozido. Além desse alerta, a Anvisa determinou a advertência para manter esses alimentos "preferencialmente refrigerados".

Após ser publicada, as empresas ainda terão 180 dias para se adaptar a nova regra. A decisão do órgão é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no País se considerado como agente causador a Salmonella. De acordo com informações da agência, os dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos causou 22,6% dos 5.699 casos notificados ao Ministério da Saúde. A maioria das ocorrências ocorrem nas residências (48,5%), seguidas pelos restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%).

O ovo é um dos alimentos que podem conter a bactéria Salmonela e provocar a infecção alimentar salmonelose. Além do ovo, também podem oferecer riscos o leite e carnes. Esse microorganismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito.

Entre as principais dicas para evitar salmonelose estão: lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus; cozinhar bem os alimentos; evitar consumo de produtos preparados com ovos crus - maionese caseira ou gemada; guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes; e proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

AE