Topo

SP realiza amanhã segunda etapa do mutirão do coração

03/07/2009 13h30

São Paulo - O governo e a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizam amanhã, das 9h às 17 horas, a segunda etapa do 1º Mutirão do Coração do Estado de São Paulo, com atendimento nas 420 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos 20 hospitais estaduais da capital.

O objetivo do mutirão é detectar e identificar os pacientes com risco cardiovascular que desconhecem os fatores que podem levar a um enfarte ou derrame (acidente vascular cerebral -AVC). Nessa avaliação, as pessoas passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão e responderão um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco, será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde. Além de dicas de exercícios físicos e de alimentação saudável.

"A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas de saúde graves. Trata-se de um projeto-piloto, que deverá ser ampliado no próximo ano para outras cidades paulistas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Excetuando questões hereditárias, a diminuição do risco de uma pessoa sofrer uma doença cardíaca depende da adoção de hábitos saudáveis. Entre eles, prática de exercícios físicos e alimentação controlada. Para prevenir, fazer exames periódicos e controle dos níveis de colesterol, triglicérides e o uso de remédios, quando indicado.

AE