Topo

Rotina de exercícios deve ser agradável, destaca médico

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

09/07/2009 11h20

Mais importante do que os benefícios para a saúde de uma atividade física é escolher uma rotina de exercícios que seja prazerosa. O preparador físico da Pelé Club José Alexandre Filho destaca que cada um tem de buscar uma atividade de acordo com seu perfil. Segundo ele, que trabalha no ramo há 21 anos, 40% das pessoas que se matriculam em academias abandonam antes do primeiro mês. O fisiologista do São Paulo Futebol Clube e da Universidade de São Paulo (Unifesp), Turíbio Leite Barros concorda: "Exercício não é como remédio. Não pode ser desagradável."

Unânimes no critério para escolha de uma atividade física, os especialistas recomendam alguns cuidados que devem ser tomados. Barros apresenta os três passos: primeiro, determinar a frequência. "Deve-se começar com três vezes por semana." Em seguida, a duração, que só pode ultrapassar meia hora depois de algumas semanas. E, por fim, a intensidade, que depende de cada um. "A frequência cardíaca é um indicador, mas também é importante notar os sinais do corpo: dor e desconforto antes e depois do exercício indicam excesso."

O preparador físico José Alexandre Filho diz que treinos longos são indicados para pessoas experientes ou muito determinadas. "É mais fácil introduzir pequenas rotinas." Uma boa porta de entrada para os sedentários é a caminhada e a corrida, diz David Cytrynowicz, presidente da Corpore, organização não-governamental (ONG) de corredores amadores. "Só quem está muito acima do peso talvez tenha de começar com atividades na água." Talvez por isso o número de corredores no Brasil chegue a 4 milhões.

Humberto Maia Junior

Mais
Sedentarismo: Por que faz tão mal ficar parado?
Estilo de vida ativo pode reduzir prevalência de doenças, diz médico
Número de sedentários cai 72% em SP, segundo pesquisa