Topo

Quantas horas são ideais para uma boa noite de sono?

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

24/07/2009 14h55

A resposta para a pergunta do título envolve diversos fatores. Segundo o médico Ricardo Teixeira, diretor do Instituto do Cérebro de Brasília (ICB), os estudos mostram que o ideal para a maioria da população mundial é dormir entre 7 horas e 8 horas. Há uma minoria que se divide entre "dormidores curtos" - aqueles que se sentem bem com menos de 8 horas de sono - e "dormidores longos" - aqueles que necessitam de mais de 8 horas para estar com disposição para o dia seguinte. Ele reforça que se trata de uma minoria da população mundial, "estamos falando de um porcentual de um dígito". O médico também lembra que crianças e adolescentes dormem mais. "É natural que durmam de 9 horas a 10 horas por dia."

E como saber se estamos dormindo mais ou menos do que deveríamos? "O melhor termômetro é a sua disposição durante o dia." Ele diz que um dos sintomas mais comuns após uma noite mal dormida são a sonolência diurna e a dificuldade cognitiva, como a falta de atenção, por exemplo. E Teixeira alerta para o fato de que nem sempre dormir bastante significa dormir bem. Segundo ele, algumas pessoas têm as 8 horas de sono e levantam cansadas. Isso ocorre, entre outros fatores, por doenças do sono, excesso de álcool, estresse, muito trabalho. "Só a avaliação de um especialista para saber a causa."

Arquitetura do sono

O médico explica que existe uma "arquitetura do sono", um ciclo que precisa ser completado para que a pessoa relaxe e esteja disposta quando acordar. "O sono é dividido em estágios de profundidade, e só é possível alcançar o sono profundo se a pessoa tiver um sono saudável."

Renan Carreira