Topo

A creatina como aliada no tratamento da artrose

27/07/2009 11h51

São Paulo - O departamento de Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está fazendo um estudo que pode ajudar mulheres que sofrem de artrose no joelho. Pela primeira vez, será testada a associação da atividade física em aparelhos de musculação com a suplementação de creatina - substância que fortalece os músculos e costuma ser usada por atletas. Durante três meses, 40 mulheres na faixa etária de 50 a 60 anos vão se submeter a esse tratamento.

Caracterizada pelo desgaste na cartilagem, a artrose provoca o atrito entre os ossos, causando dor na articulação, fraqueza muscular (especialmente na coxa) e hipotrofia dos músculos, podendo levar à dificuldade de caminhar. O problema no joelho tem uma incidência discretamente maior em mulheres.

Sabe-se que a atividade física previne as perdas musculares da artrose. Mas o que o reumatologista Manoel Neves propõe é a sua associação à creatina, substância produzida pelo organismo, que fortalece os músculos. "Queremos comprovar que a suplementação com creatina vai diminuir o tempo de reabilitação." Se o resultado for positivo, essa será uma ótima alternativa para a imensa população feminina que tem artrose.

AE