Topo

'Fumômetro' regressivo é instalado no Instituto do Câncer

03/08/2009 10h00

São Paulo - Em frente ao Instituto do Câncer (ICC) do Estado de São Paulo, na avenida Doutor Arnaldo, na zona oeste da capital, foi instalado um "fumômetro", de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado. É um painel que fará a contagem regressiva para a entrada em vigor da lei antifumo. A ideia é semelhante ao impostômetro, que mostra o quanto o cidadão paga de imposto ao longo do ano.

Primeiro, segundo a secretaria, o "fumômetro" vai indicar quantos dias, horas e minutos faltam para "São Paulo respirar melhor". Depois, quando entrar em vigor a lei, na sexta-feira, o painel exibirá, dessa vez progressivamente, quantos dias, horas e minutos "São Paulo respira melhor". A lei antifumo proíbe o uso de cigarros e demais fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado.

O painel foi idealizado pela Secretaria de Saúde de São Paulo e produzido em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), ainda de acordo com a secretaria. O "fumômetro" foi confeccionado em lona sobre uma estrutura de metal de 6,8 metros de altura por 5,6 metros de largura.

AE