Topo

ONG faz campanha pelo fim do presunto em merendas de crianças

17/08/2009 14h47

Britânicos estão sendo orientados a não colocar presunto e outros embutidos na lancheira que seus filhos levam para a escola para evitar que eles desenvolvam câncer quando adultos.

A campanha da ONG World Cancer Research Fund pede que os pais ajam agora para impedir que suas crianças desenvolvam o gosto por carnes defumadas, salgadas ou curadas.

De acordo com a ONG, o consumo frequente e contínuo de embutidos ao longo de décadas pode aumentar o risco de câncer de intestino.

O órgão de controle de alimentos na Grã-Bretanha, a Food Standards Agency, diz que embutidos podem ser incluídos na lancheira, mas não "com muita frequência".

Câncer A possível relação entre o consumo de carnes embutidas e câncer de intestino em adultos só foi estabelecida por pesquisas científicas recentemente.

Alguns especialistas acreditam que milhares de casos poderiam ser prevenidos se as pessoas limitassem sua ingestão de embutidos a 70g semanais.

Embora as estatísticas disponíveis tenham sido obtidas após estudos com dietas de adultos, o World Cancer Research Fund argumenta que maus hábitos alimentares podem começar na infância.

A entidade diz que curar, salgar e adicionar preservativos à carne pode introduzir substâncias cancerígenas ao alimento.

A ONG também propõe que o salame e o presunto nos lanches das crianças sejam substituídos por frango, peixe ou queijo.

"É melhor que a criança aprenda a considerar o embutido como uma guloseima a ser comida, quando muito, ocasionalmente", diz Marni Craze, gerente de educação infantil da entidade.

Variedade Entretanto, Sian Porter, porta-voz da Associação Britânica de Nutrição, diz que o mais importante é a variedade na alimentação.

"O presunto pode ser usado algumas vezes, mas não todos os dias", diz.

"Se você adiciona algo saudável ao sanduíche de presunto, como tomate ou salada, isso também ajuda".

A Food Standards Agency aconselha que embutidos como presunto e salame podem fazer parte de uma dieta balanceada e estar presentes na lancheira uma vez ou outra.

"Mas eles podem conter altos índices de gordura, especialmente gordura saturada, e sal, então não recomendamos que sejam comidos com muita frequência. Os pais deveriam tentar incluir uma variedade de recheios no sanduíche e só usar embutidos ocasionalmente".