Topo

Uso excessivo do computador pode levar à miopia, diz médico

Em São Paulo

01/09/2009 15h00

O presidente do Hospital de Olhos do Estado de São Paulo (Hosp), Jorge Mitre, diz que o uso excessivo do computador pode levar à miopia e causar o chamado olho seco. Ele explica que o ser humano foi desenvolvido para enxergar o que está longe. Quando a pessoa olha para um objeto distante, relaxa a musculatura da visão e o olho trabalha em repouso. Em compensação, quando a pessoa olha de perto, a musculatura da visão se contrai.

"Por isso, passar muito tempo em frente ao computador leva a um cansaço nos olhos. É como se você contraísse um músculo e o mantivesse assim por muito tempo." Apesar de não haver uma conclusão exata do mal que o computador produz à visão, alguns sintomas apresentam maior incidência nos consultórios de oftalmologia.

Edwin Montilva/Arquivo Reuters
Segundo o oftalmologista Jorge Mitre, olho seco e miopia são problemas comuns a quem passa muito tempo no computador
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
Jorge Mitre percebeu um aumento no número de casos de pacientes míopes e que apresentam olho seco. A miopia é facilmente explicada. Se a pessoa fica muito tempo em frente ao computador - isto é, contraindo a musculatura do olho -, a defesa natural do organismo é "deixar" a pessoa míope.

No caso do olho seco - cujo sintoma é a sensação de cisco, de corpo estranho nos olhos -, o problema se apresenta quando a pessoa lê de perto, pois pisca menos do que necessita e também porque a tela do computador emite calor, esquenta o ambiente e contribui para a evaporação das lágrimas, deixando o olho mais seco que o normal.

De acordo com o oftalmologista, mesmo que já haja uma certa adaptabilidade das pessoas ao uso frequente do computador, "a conta vai ser paga, cedo ou tarde". Porém Jorge Mitre alerta para o fato de que os danos causados à visão podem ser menos impactantes quanto ao dano psicológico devido ao uso exagerado do computador. "A gente observa aumento de esquizofrênicos e indivíduos que não sabem mais se relacionar socialmente", conclui.

Renan Carreira