Topo

Governo da Bahia confirma surto de meningite do tipo C em Trancoso

27/10/2009 14h00

São Paulo - A Secretaria da Saúde da Bahia confirmou ontem a ocorrência de um surto de meningite meningocócica tipo C no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Quatro pessoas morreram. Segundo a secretaria, até agora foram notificados oito casos, com seis confirmações. Dois estão sendo investigados.

Dos oito casos notificados, quatro pessoas morreram na semana passada e quatro estão internadas, uma no Hospital de Eunápolis e três no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas está em estado grave, na UTI.

A secretaria informou que as vítimas participaram de uma festa no dia 18, em Trancoso, e não se conheciam. Três dos mortos eram homens - 16 anos, morador de Trancoso; 17 anos, de Arraial D"Ajuda; e 23 anos, de São Paulo. A outra vítima era uma mulher de 29 anos, também moradora de Trancoso.

Doença

A meningite é uma inflamação da meninge, membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada tanto por bactérias como por vírus e fungos. A versão bacteriana, forma mais aguda da doença, é transmitida pelo meningococo. A transmissão ocorre pelo contato com a saliva do infectado, como no beijo, tosse e espirro. Entre os sintomas estão dor de cabeça, febre, rigidez na nuca, vômitos e manchas no corpo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE