Topo

Temporão e Cabral lançam campanha contra dengue

Da Agência Estado

23/11/2009 20h30

Em clima de campanha eleitoral, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve hoje na capital fluminense para participar ao lado do governador do Estado e candidato à reeleição, Sergio Cabral Filho (PMDB), do lançamento da campanha Rio Contra a Dengue. Durante a solenidade, realizada no Maracanãzinho, na zona norte da cidade, foi montada uma estrutura bem maior do que a do ano passado, quando houve a formatura de 1.800 bombeiros que atuaram no combate ao mosquito ao lado dos agentes de saúde.

 

Com direito a palco, holofotes e ar condicionado, a cerimônia contou com a participação dos secretários de Saúde, Sergio Côrtes; de Educação, Tereza Porto; de Turismo, Esportes e Lazer, Marcia Lins; e do comandante do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado. Houve apresentação de dança, música e esquetes teatrais e a participação do time de futebol Planet Globe, formado por artistas como Du Moscovis e Heitor Martinez. Todos eles farão apresentações pelo Estado para divulgar a campanha contra a doença.

 


"Após viver a epidemia de 2008, o Rio foi o Estado que apresentou o maior porcentual de queda no número de casos: 96%. Isso mostra que usar a arte para levar a mensagem sobre as formas de combate ao vetor (mosquito Aedes aegypti) funciona", disse Côrtes. Temporão foi mais cauteloso: "É preciso ampliar as formas de combate à doença para que continuemos a ter esses bons resultados ao longo do tempo", afirmou, acrescentando que o enfrentamento da dengue é complexo, pois envolve melhorias no saneamento básico, combate aos focos do mosquito e mobilização da população.