Topo

De olho na saúde na hora de viajar

22/12/2009 14h40

São Paulo - O infectologista Marcos Boulos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem, alerta para os cuidados que se deve ter com a saúde na hora de realizar uma viagem. "Os cuidados dependem da resposta para três perguntas básicas: para onde (o viajante) vai, quem vai e o que vai fazer."

Ele recomenda pelo menos estar com as vacinas sempre atualizadas, qualquer que seja o destino. Também deve-se pesquisar a região e se informar sobre possíveis surtos, o clima e os riscos de ser picado por um inseto transmissor de doença.

Como as crianças estão sempre mais vulneráveis, os pais devem estar sempre alertas com a saúde dos filhos, mantendo atenção, por exemplo, aos agentes infecciosos que podem existir nos locais visitados. Idosos com problemas de saúde devem ficar alertas aos esforços físicos que a viagem poderá exigir e, em caso de mal-estar, se o local possui ambulatório médico para as emergências.

Para evitar problemas durante a viagem, o Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, criou, há nove anos, o Ambulatório de Medicina do Viajante. "Queremos reduzir o risco de adoecimento nestas circunstâncias", diz a responsável pela unidade, Tânia Souza Chaves.

No ambulatório, o turista recebe informações individualizadas sobre o destino. Tânia diz que o serviço é como uma consulta médica preventiva, que dura cerca de meia hora. Antes da viagem, a pessoa vai à unidade e fica sabendo dos riscos que pode correr no local a ser visitado e o que fazer para evitar problemas. Nos primeiros quatro anos de funcionamento, a média de pessoas atendidas era 11 por mês. Chegou a 50 em 2007 e, no ano passado, 603 pessoas procuraram o Ambulatório do Viajante.

AE