Topo

Ingestão de líquido gelado e consumo de sorvete podem levar à cefaleia

Da Agência Estado

08/01/2010 08h41

No verão aumenta o número de pessoas que se queixam de dores de cabeça. Segundo a médica Célia Roesler, da Sociedade Brasileira de Cefaleia, temperaturas em torno dos 30ºC fazem com as artérias do couro cabeludo se dilatem, provocando dor, sobretudo em pessoas predispostas à enxaqueca. "Existe uma região específica do cérebro que é sensível às mudanças bruscas de temperatura, particularmente nos enxaquecosos", afirma. E a ingestão de líquidos gelados ou o consumo de sorvete podem ser um fator adicional para desencadear crises.

Carlos Bordini, também membro da entidade, explica que, "quando o sorvete ou outro estímulo frio toca o céu da boca, algumas pessoas experimentam dor forte na região frontal, a chamada cefaleia do sorvete. No entanto, essa é uma condição benigna e autolimitada".

Para prevenir ou ao menos minimizar os efeitos de quem sofre com dores de cabeça, os especialistas afirmam que é importante manter o corpo hidratado, fazer refeições leves, sem abusar de frituras e gorduras, e principalmente proteger os olhos e a cabeça.

Renan Carreira