Topo

Com fim de veto, clínicas retomam bronzeamento

14/01/2010 13h45

São Paulo - Um dia depois do fim da proibição do uso de câmaras de bronzeamento artificial, a procura pelo procedimento foi grande nas clínicas estéticas de São Paulo. Só ontem, mais de 30 pessoas agendaram sessões na unidade Pacaembu da clínica New Sun. Na unidade Jardins, ao menos 10 clientes fizeram bronzeamento. "Nós mesmos estamos ligando para informar que retomamos o serviço", disse a gerente Nice Santos.

Na sexta-feira, uma liminar da 6ª Vara Federal no Rio Grande do Sul liberou o uso e a comercialização das câmaras no País. A decisão só vale para as empresas filiadas à Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (Abba). O procedimento estava proibido desde novembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sob a alegação de que causa câncer. Na visão da Justiça, a argumentação da agência não é suficiente para proibir o bronzeamento. Além disso, a liminar afirma que tal decisão só poderia ser garantida por lei.

O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, informou que a agência já recorreu da decisão. "Não só temos o poder, mas o dever de regular sobre o que faz bem ou mal à sociedade brasileira." Segundo ele, o bronzeamento não traz benefícios à saúde, apenas riscos. "E, se há risco, não é necessário comprovar o tamanho dele." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE