Topo

Clínicas particulares devem começar imunização contra gripe suína em abril

Em São Paulo

10/03/2010 12h50

As clínicas particulares de vacinação só devem começar a imunizar contra a gripe suína em abril. As empresas acreditam que, até o próximo mês, os laboratórios que produzem as doses conseguirão o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vender o produto ao setor privado. O valor unitário ainda não foi definido - estima-se algo entre R$ 60 e R$ 90. A vacina contra a gripe sazonal já está disponível.

Segundo a Anvisa, três laboratórios têm autorização para comercializar a vacina: Instituto Butantã, GlaxoSmithKline e Sanofi Pasteur. Para a campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde, o governo comprou doses monovalentes (com apenas o vírus H1N1 atenuado). Nas clínicas particulares, será oferecida uma vacina trivalente, composta por cepas do H1N1 pandêmico e de outros dois tipos de vírus influenza que circulam no Hemisfério Sul.

Os laboratórios precisam apresentar um dossiê à Anvisa para obter o registro dessa nova vacina trivalente. A agência não informou quais empresas deram entrada no procedimento, chamado atualização de cepa, por "questão de sigilo". Mas, segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, Sanofi e Solvay Farma aguardam autorização da autoridade sanitária para, a partir de abril, fornecer a vacina ao setor privado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE