Topo

Instrumentos cirúrgicos serão esterilizados por robôs no HC, em SP

05/04/2010 12h58

São Paulo - Uma nova central de material esterilizado entrará em funcionamento no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) no início de 2011, de acordo com informações da Agência USP. O novo sistema vai utilizar equipamentos robotizados, centralizando todas as atividades de desinfecção e limpeza de instrumentos, como pinças, bisturis e tesouras do instituto, que realiza cerca de 2.500 cirurgias por mês.

"Todos os aparelhos serão robotizados, com capacidade de funcionamento 24 horas por dia", explicou Carlos Suslik, diretor executivo do ICHC. "A nova central permitirá uma otimização dos recursos humanos, já que os funcionários poderão ser deslocados da parte operacional para funções estratégicas."

Ao todo, serão instaladas quatro autoclaves, sendo uma híbrida, para esterilização a altas e baixas temperaturas, quatro lavadoras e termodesinfectoras de última geração, sistemas automatizados para carga e descarga e lavadora de carro, com respectivos acessórios e equipamentos. O investimento nas novas instalações é de R$ 3 milhões.

Os equipamentos serão fornecidos pela empresa sueca Getinge Group, que também colaborou com a elaboração da planta da central de material esterilizado. "Durante três anos, 15 funcionários do ICHC serão enviados a Suécia para treinamento no manejo dos equipamentos e o estudo de técnicas de esterilização", afirmou o diretor.

Suslik disse também que a instalação dos equipamentos deverá ser concluída em dezembro de 2010. "Desse modo, será possível iniciar as operações da nova central em janeiro de 2011," completou. As informações são da Agência USP.

AE