Topo

Número de médicos em atividade no Brasil cresce 27% em 9 anos

08/04/2010 10h00

Brasília - O número de médicos em atividade no Brasil cresceu 27% entre 2000 e 2009, de acordo com levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O porcentual de aumento foi maior do que o registrado no período entre a população em geral: 12%. "Os números mostram que não há falta de profissionais no país. O que há é uma desigualdade na distribuição", diz o médico Desiré Callegari, primeiro secretário da entidade.

Pelos cálculos do CFM, a relação atual é de um médico para cada 578 habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção ideal é de um para cada mil pessoas. No Chile, por exemplo, a relação é um profissional para cada 917.

"Os números gerais são bons, mas a desproporção é muito significativa", diz Callegari. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há um profissional para cada 239 habitantes. No interior de Roraima, a situação é oposta: um profissional para cada 10.306.

O trabalho mostra ainda que a região Sudeste concentra 42% da população do país e 55% dos médicos. A média é de 439 habitantes por profissional. Na região Norte, por sua vez, a relação de médico por habitante é quase três vezes maior: um profissional para cada 1.130 moradores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lígia Formenti