Topo

Estado de São Paulo ganha manual para tratar câncer

12/05/2010 12h10

São Paulo - O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira lança este mês o primeiro Manual de Condutas em Oncologia, exclusivo para médicos do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista. A tiragem inicial será de cinco mil exemplares, distribuídos em todas unidades de oncologia do Estado que realizam atendimento na área.

A publicação, no formato de pocket book, tem o objetivo de abordar o tratamento oncológico e o acompanhamento de grande parte dos tumores tratados no instituto, visando a melhorar o atendimento aos pacientes, além de ajudar no dia a dia dos médicos. Nesta primeira etapa ainda não foram incluídos os protocolos cirúrgicos e radioterápicos, que serão inseridos na próxima edição.

Segundo o órgão, essas condutas podem ser aplicadas em toda a rede do SUS do Estado de São Paulo, além de garantir mais eficácia do tratamento, permitindo um controle de qualidade mais efetivo por parte dos médicos e propiciando um acompanhamento dos resultados de diferentes regimes terapêuticos.

Solange Spigliatti