Topo

Turista deve ter cuidados com insetos e alimentos na África do Sul

08/06/2010 12h10

São Paulo - Os turistas que vão viajar para a África do Sul a fim de acompanhar a Copa do Mundo de Futebol devem tomar alguns cuidados, principalmente com insetos e alimentos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O alerta é para a importância da prevenção de doenças transmitidas por vetores e por água ou alimentos contaminados.

Além das vacinas contra febre amarela e sarampo antes da viagem, cuidados extras devem ser tomados pelos turistas no local a fim de evitar a ocorrência de outras doenças. As áreas de ecoturismo e safári são as mais propensas a picadas de insetos transmissores de doenças como a malária e febre amarela.

Já nos centros urbanos, a contaminação por água e alimentos é mais comum, podendo causar diarreia, desidratação, vômitos e dores no corpo. Por isso, recomenda-se dobrar a atenção ao sair para passeios ou fazer refeições.

No site da Vigilância Epidemiológica Estadual (www.cve.saude.sp.gov.br) é possível acessar a lista completa de recomendações feitas àqueles que irão à África nesta Copa.

Solange Spigliatti