Topo

Hemocentros do Estado de São Paulo buscam doadores

16/06/2010 10h15

São Paulo - Os hemocentros do Estado de São Paulo realizam uma operação especial para convocar a população a doar sangue durante a Copa. A estratégia tem como objetivo evitar a redução do número de doadores durante o evento esportivo, como ocorreu nas edições anteriores. Segundo especialistas, o mais preocupante é que, além da Copa, a proximidade do inverno e das férias escolares, tradicionalmente, provocam redução do estoque nos bancos de sangue.

Todos os centros estaduais de coleta de sangue funcionarão normalmente de segunda a sexta-feira em dias de jogos da seleção brasileira. Em alguns, os torcedores poderão até assistir aos jogos.

Aos domingos, com o time de Dunga jogando ou não, a Fundação Pró-Sangue, no Hospital das Clínicas de São Paulo, permanecerá aberta. "Queremos evitar as quedas de até 45% que ocorreram em outras edições do Mundial", diz o médico Frederico Carbone Filho, da Pró-Sangue. Atualmente, 70 mil bolsas são captadas por mês no Estado.

Mais informações sobre os postos de coleta de sangue estão disponíveis no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.sp.gov.br) ou no 3066-8000. As informações são do Jornal da Tarde.

AE