Topo

Painel da FDA pede mudança de indicação do Avastin nos EUA

20/07/2010 18h10

Washington - Um painel da Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) informou hoje que a indicação para o medicamento Avastin, que é usado no tratamento do câncer de mama, deveria ser removida, após testes clínicos terem fracassado em demonstrar os benefícios do remédio.

A FDA tomará a decisão final sobre se removerá ou não a indicação. Se isso ocorrer, significará que a indústria farmacêutica Roche, que produz o Avastin, não poderá comercializar mais o produto para tratamento de câncer de mama, embora possa continuar a vendê-lo para uso nos tratamentos de câncer de cólon, pulmões e outros tipos da doença para a qual foi aprovado.

No ano passado, a venda do Avastin gerou US$ 6 bilhões no mundo todo. Se sua indicação para tratamento do câncer de mama for removida, analistas estimam que as vendas anuais do medicamento sofrerão um corte de US$ 1 bilhão.

O painel votou com 12 votos a favor e 1 contra pela remoção do Avastin no uso do tratamento avançado, ou do câncer de mama em estágio de metástase. A FDA deverá tomar uma decisão final sobre o tema em 17 de setembro. As informações são da Dow Jones.

André Lachini