SUS oferece novo medicamento para tratar de dor crônica

São Paulo - Os pacientes que fazem tratamento para dor crônica no Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar com mais um medicamento. O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que atualizou o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica, lançado em 2002, e incorporou o medicamento gabapentina.

A Portaria n° 1.083 traz a inclusão do medicamento, além de orientações aos profissionais quanto ao seu uso. As diretrizes trazem critérios de diagnósticos, tratamento, controle e avaliação e é de caráter nacional e deve ser utilizado pelos profissionais de saúde para garantir o acesso e qualidade no atendimento aos pacientes.

O site do ministério explica que o medicamento gabapentina é utilizado no tratamento da dor neuropática - localizada em qualquer ponto de uma via nervosa por lesão ou disfunção de estruturas do sistema nervoso periférico ou central - e que não responde aos antidepressivos e antiepilépticos. Os benefícios esperados são o alívio da dor, garantindo qualidade de vida aos pacientes. Estas medidas são resultados da consulta pública feita em 2011, que previa a atualização do protocolo clínico.

Equipe AE

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos