Topo

ANS, hospitais e planos de saúde discutem modelo de remuneração

07/12/2012 14h31

São Paulo - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representantes de hospitais e dos planos de saúde assinaram na quinta-feira (06) um acordo para adotar novos modelos de remuneração dos atendimentos feitos aos clientes. De acordo com comunicado no site da ANS, as três esferas buscam a utilização de boas práticas de gestão, tanto nos hospitais quanto nos planos de saúde.

Segundo o órgão regulador, no atual modelo de remuneração dos hospitais, denominado “conta aberta por unidade de serviço” (fee-for-service), cada item utilizado na internação do paciente é detalhado na conta, após um processo de faturamento em que profissionais de saúde contratados pelo hospital analisam a internação. Nesse modelo, os planos também têm grandes equipes contratadas para rever as contas e discutir valores e quantidades cobrados.

No novo modelo proposto, o peso administrativo é menor, já que os itens frequentes em uma internação passam a ser cobrados de forma agrupada. Ou seja, serviços de enfermagem, serviços administrativos e recursos físicos (móveis, instrumentais cirúrgicos, utilização de salas, materiais descartáveis, entre outros) serão cobrados como um único item na conta hospitalar.

O objetivo é fazer com que os hospitais passem a oferecer produtos completos aos planos de saúde. Uma cirurgia, por exemplo, passará a ser um item único na conta hospitalar, já contemplando todo o período de internação do paciente, bem como os recursos humanos e físicos necessários. Para isso, os hospitais terão de reformular os protocolos e diretrizes para realização de cada tipo de procedimento. Os protocolos são uma espécie de roteiro médico, com a relação dos materiais, exames e recursos necessários para realização do atendimento ao paciente.

Para o desenvolvimento da proposta do novo modelo de remuneração para os hospitais que atendem aos clientes dos planos de saúde, a ANS coordenou um grupo de trabalho composto por representantes dos hospitais (Associação Nacional dos Hospitais Privados - ANAHP, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB, Confederação Nacional de Saúde - CNS e Federação Brasileira de Hospitais - FBH) e dos planos de saúde (Associação Brasileira de Medicina de Grupo - Abramge, Federação Nacional de Saúde Suplementar - Fenasaúde, União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - Unidas e Unimed do Brasil - Unimed).

Equipe AE