Topo

SUS lança nota de desagravo aos médicos estrangeiros

Em Fortaleza

27/08/2013 19h02

Um nota de desagravo aos médicos estrangeiros foi lançada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nota chama o ato dos médicos cearenses de "demonstração de intolerância e xenofobia". O SUS mais entidades populares e o PT fazem um apelo às entidades médicas "para que respeitem os médicos cubanos e outros estrangeiros, que o acolham como merecem".

MÉDICOS HOSTILIZADOS NO CEARÁ

A nota pede que os cearenses "pratiquem a solidariedade latino-americana" e cita José Martí, o líder da unidade ibero-americana; "Cultivo uma rosa branca, em julho como em janeiro, para o amigo verdadeiro que estende sua mão franca. E para o mau que me arranca o coração como que vivo, cardo ou urtiga não cultivo: cultivo uma rosa branca".

A nota revela como foram as agressões: "...assistimos, lamentavelmente, a uma demonstração de intolerância e xenofobia do Sindicato dos Médicos do Ceará e um grupo de 40 jovens médicos para com os médicos cubanos e outros estrangeiros, que vieram ao Brasil por espírito solidário e respondendo a um chamamento do governo brasileiro. Gritaram, a plenos pulmões, nas portas da Escola de Saúde Pública, num verdadeiro corredor polonês, grosseiras, injustas e xenofóbicas palavras: 'escravos', 'incompetentes', 'voltem pra senzala' e outros impropérios".

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países

A nota de desagravo cita ainda Carlos Drummond de Andrade: "Senhor presidente, para onde você caminha e leva os jovens médicos. E agora, José? José, para onde? Para a agressão física? 'Escravos', José? Um povo valoroso que resiste a um boicote econômico há 54 anos da maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos, e não se entrega, e não se curva? Um povo que jamais agrediu outros povos e, sim, oferece sempre a sua solidariedade e os seus médicos em situações de catástrofe, como no Haiti e em 69 países que pedem sua ajuda, sempre intermediada pela OMS? Cuba não tem riqueza, José. A sua riqueza é o seu povo, são seus médicos, a sua solidariedade, Incompetentes, Jose? Os indicadores de saúde de Cuba se pareiam com os dos países mais desenvolvidos, A mortalidade infantil é menor que nos Estados Unidos e há 30 anos desenvolvem um Programa de Saúde da Família que é exemplo para o mundo inteiro".

A nota encerra dando boas vindas aos "médicos cubanos e todos os estrangeiros que aqui vieram prestar sua solidariedade e cuidar do nosso povo".