Topo

Brasil envia medicamentos para Serra Leoa

28/08/2014 18h39

São Paulo - O Ministério da Saúde enviou nesta quarta-feira, 27, cinco kits com medicamentos e insumos em saúde para Serra Leoa, país africano acometido pela epidemia de Ebola. No total, 1,2 tonelada de medicamentos vão fortalecer as ações para interromper a transmissão da doença.

A doação, de acordo com informações do Portal do Ministério da Saúde, é uma resposta do Brasil ao chamamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) por apoio e cooperação internacional. A ajuda do Brasil aos países com transmissão de ebola começou em junho, com a doação de quatro kits para a Guiné. Também está previsto o envio de mais cinco kits para a Libéria.

Os kits contêm 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios, e 18 insumos para primeiros-socorros, como luvas e máscaras. Cada kit é suficiente para atender cerca de 500 pessoas por três meses.

Na avaliação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o envio de medicamentos e insumos é fundamental para equipar os profissionais de saúde que estão atuando na região. "Nós estamos seguindo as recomendações da OMS de ajuda para controlar a epidemia de ebola na África Ocidental”, afirmou Chioro.

Chioro desmente boatos

O ministro reafirmou que não há caso suspeito ou confirmado de ebola no Brasil. "As informações que estão circulando na internet não são verdadeiras. Nós estamos combatendo esses boatos por meio das redes sociais do Ministério da Saúde e na nossa página oficial, para que a população tenha acesso a informações transparentes e verdadeiras sobre a doença", disse Chioro.