Topo

Estudo prevê que ebola pode explodir na Libéria e matar 90 mil

24/10/2014 11h30

A epidemia de ebola pode explodir na Libéria, matando mais de 90 mil pessoas até o meio de dezembro, de acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira (23), na revista científica "The Lancet Infectious Diseases".

Os cientistas utilizaram um modelo matemático de transmissão viral, que foi aplicado ao condado de Montserrado, o mais populoso da Libéria.

De acordo com eles, a estratégia global para enfrentar a doença é inadequada e, se não houver implementação rápida de um conjunto de medidas, até 15 de dezembro cerca de 171 mil pessoas estarão infectadas - diagnosticadas ou não -, representando 12% da população local. Até esta data, pelo mesmo modelo, mais de 90 mil morrerão.

As medidas recomendadas pelos autores do estudo incluem a rápida adoção de mais unidades de tratamento da doença, aceleração na detecção da infecção e a distribuição de kits preventivos para os que aguardam internação. Se as medidas forem implementadas até o fim deste mês, segundo o artigo, estima-se que até 98 mil casos podem ser evitados.

Se a iniciativa for adiada até 15 de novembro, o modelo prevê que será possível evitar cerca de 54 mil casos.


Fábio de Castro