Topo

Sangue de pessoas que podem ter ebola é roubado na Guiné

21/11/2014 18h16

Conacri, Guiné - Assaltantes roubaram uma caixa refrigeradora contendo amostras de sangue que podem estar contaminadas pelo vírus do ebola, informaram autoridades da Guiné nesta sexta-feira, 21, advertindo sobre os riscos representados pelo material. Também foram prometidas medidas mais rígidas de segurança para o transporte de cargas com potencial contagioso.

O veículo transportava tubos de ensaio com amostras de sangue quando o assalto aconteceu, no trajeto entre a cidade de Kankan, na região central da Guiné, e um laboratório em Gueckedou, no sul, informaram autoridades de saúde.

O assalto aconteceu na quarta-feira, 19, quando os bandidos levaram o micro-ônibus que carregava as amostras de sangue, disse o assessor de imprensa da Cruz Vermelha na Guiné, Faya Etienne Tolno. Não se sabe a razão pela qual os assaltantes levaram as amostras de sangue.

Autoridades fizeram apelos pela rádio nacional, pedindo que o material seja devolvido. "Informamos aos serviços de segurança. Se esses ladrões manipularem o sangue, pode ser perigoso", disse Barry Moumie, coordenador de atendimento aos pacientes do Comitê de Coordenação de Resposta Nacional para o Ebola.

"Eu posso assegurar, porém, que os procedimentos de transporte de amostras será fortalecido para evitar esse tipo de problema", afirmou o médico. O ebola já matou mais de 5 mil pessoas na Libéria, Serra Leoa e Guiné. Fonte: Associated Press.