Topo

Governador da PB pede força-tarefa contra mosquito

27/11/2015 12h25

São Paulo - O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), cobrou na quinta-feira, 26, a formação de uma força-tarefa envolvendo todos os Estados do País e coordenada pelo Ministério da Saúde para atuar no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, chikungunya e zika.

"O que nós precisamos ter é a coordenação do Ministério da Saúde para fazer um combate nacional. Não adianta jogar para um Estado ou para outro, porque o Estado não tem capacidade para fazer isso." Ele afirmou que as respostas para os problemas que podem estar ligados ao zika vírus, como a microcefalia, precisam ser dadas com agilidade. Coutinho disse que o ministério fez cortes nos repasses de verbas destinadas a ações de combate ao mosquito. "Há um contingenciamento em todas as áreas, inclusive no combate à dengue."

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os repasses são crescentes. "Somente neste ano, já foi liberado R$ 1,25 bilhão. Em 2014, o valor foi de R$ 1,2 bilhão." E disse que já está convocando "o poder público e a sociedade para uma mobilização nacional para conter o mosquito". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Paula Felix