Topo

Rio antecipa vacinação contra H1N1 para crianças, grávidas e pacientes renais

Clarissa Thomé

Do Rio

12/04/2016 12h50

Crianças de 6 meses a 5 anos, grávidas e pacientes renais crônicos serão os primeiros a receberem a vacina contra H1N1 no Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde vai antecipar a vacinação para esses grupos, que começarão a ser imunizados em 25 de abril, cinco dias antes do início oficial da campanha nacional.

"Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no Estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar", afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. "Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando."

A secretaria confirmou até agora sete mortes em decorrência da gripe no Estado. A partir de 30 de abril, os demais grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde começarão a ser imunizados - idosos, outros pacientes crônicos, indígenas, mulheres com até 45 dias de pós parto e profissionais de saúde. A expectativa é vacinar cerca de 80% das 4 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos mais vulneráveis.