Topo

Brasil é autorizado a exportar para Israel ovos livres de patógenos específicos

26/08/2016 17h17

São Paulo - O Brasil foi autorizado a exportar ovos Livre de Patógenos Específicos (Specific Pathogen Free - SPF, na sigla em inglês) para Israel, informou nesta sexta-feira, 26, o Ministério da Agricultura.

Segundo a pasta, os ovos SPF são produzidos em estabelecimentos avícolas registrados e monitorados sanitariamente pelo governo. Esses produtos têm altíssimo padrão de biosseguridade, por serem matérias-primas à produção de insumos, antígenos e vacinas para animais e uso humano.

O Brasil produz cerca de 5 milhões desses ovos por ano, o que representa ao redor de 8% da produção mundial. Cada unidade de ovo SPF tem custo médio de R$ 5,50, segundo informações do Ministério.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal, os ovos SPF também são utilizados como meios de cultura vivo para pesquisas científicas e diagnóstico de microrganismos responsáveis por ocasionar doenças em humanos e animais.

Ainda segundo a pasta, poucos países no mundo produzem ovos SPF por causa do alto nível de tecnologia e controle sanitário aplicados nos estabelecimentos avícolas autorizados a realizar essa atividade

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, a aprovação do Serviço de Saúde Animal Israelense estimula os exportadores a ampliarem suas produções para ofertar os ovos SPF ao mercado interno e internacional.

A decisão de Israel abre ainda oportunidade para o Brasil buscar a habilitação para exportar àquele mercado outros tipos de produtos nobres da cadeia avícola, como ovos férteis e pintos de um dia.

Camila Turtelli