Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS: parte dos novos casos ocorre por jovens que têm relaxado prevenção à covid

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, alertou que jovens não são invencíveis - Fabrice COFFRINI / POOL / AFP
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, alertou que jovens não são invencíveis Imagem: Fabrice COFFRINI / POOL / AFP

Gabriel Bueno da Costa

Em São Paulo

30/07/2020 13h31

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje durante entrevista coletiva que há evidências de que surtos da covid-19 em alguns países têm sido impulsionados "em parte por pessoas mais jovens baixando sua guarda durante o verão no Hemisfério Norte".

Em suas palavras iniciais, ele alertou para o fato de que os jovens, embora menos sujeitos em geral a versões graves da doença, "não são invencíveis" e podem também desenvolver quadros graves.

"Os jovens podem ser infectados; os jovens podem morrer; e os jovens podem transmitir o vírus para outros", alertou o diretor-geral.

Neste contexto, ele anunciou a criação de um grupo técnico de aconselhamento sobre ciências comportamentais. A intenção é usar conhecimentos de várias áreas para ampliar e aprofundar o trabalho da OMS em ciência comportamental e apoiar o trabalho de oferta de conselhos de saúde, de modo mais eficaz, disse Ghebreyesus, inclusive na pandemia atual.