Topo

Ficar muito tempo sentado ajuda a desenvolver câncer, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

04/11/2011 15h59

O costume de passar muito tempo sentado pode ser o responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de câncer, segundo estudo apresentado em conferência do American Institute for Cancer Research.

De acordo com Neville Owen, autor do estudo, não importa se a pessoa é fisicamente ativa; quanto maior tempo ela permanece sentada mais chances há de desenvolver a doença. O pesquisador avaliou que um adulto americano permanece cerca de 15,5 horas por dia sentado.

Entretanto, o estudo apontou que levantar um pouco e fazer alguns exercícios leves ajuda a diminuir o risco de câncer.

Além disso, dar uma “pausa” para a cadeira é útil contra vários fatores de risco associados ao câncer: reduz o peso, diminui a resistência à insulina (um sinal precoce de diabetes) e os níveis de inflamação do corpo.

Câncer de mama e de cólon

Segundo outros estudos apresentados na mesma conferência, o aparecimento do câncer de mama e de cólon são os mais relacionados à falta de atividades físicas.

As mulheres que costumavam praticar exercícios diariamente tiveram menores níveis de proteínas ligadas ao risco de desenvolver a doença. Já as mulheres que não praticavam nenhum esporte tinham a substância em maior quantidade pelo corpo.

Já nos casos de câncer de cólon, os exercícios diários reduziram de 25 a 30% o risco de desenvolver a doença.