Topo

Som de arranhar lousa incomoda devido ao formato da orelha, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

07/11/2011 11h34

Existem alguns sons que causam arrepios em todo mundo, como uma unha arranhando a lousa. Um novo estudo apresentado na reunião Acoustical Society of America sugere que esse desconforto acontece devido ao formato da orelha.

A frequência da ação fica entre 2000 e 4000 Hz e, para o canal da orelha, essa é a zona em que o ouvido humano é mais sensível.

De acordo com os pesquisadores do estudo, Christoph Reuter e Michael Oehler, o incômodo está relacionado ao tamanho da orelha e do canal auditivo.

Durante a pesquisa eles submeteram as pessoas a dois sons considerados desagradáveis - arranhar lousas com a unha e arranhar o giz no quadro - e os dividiram em dois grupos. Um deles foi avisado que ouviria uma música contemporânea, enquanto o outro já sabia que ouviria os sons reais.

Ambos os grupos tiveram reações físicas, que incluíram uma resposta da pele que ocorre quando uma mudança na atividade elétrica é desencadeada por susto, e pode ser medida por um teste de polígrafo.

O grupo que pensou que ouviria uma música agradável, entretanto, sentiu um incômodo um pouco menor. Essa descoberta sugere que o  psicológico afeta ao definir os barulhos que incomodam, visto que os que sabiam que ouviriam sons desagradáveis já se incomodoram de início com a situação.