Topo

Uma a cada três adolescentes usam pílulas sem objetivo de evitar a gravidez

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

16/11/2011 18h33

Cada vez mais adolescentes tomam pílulas anticoncepcionais sem o propósito de evitar a gravidez. O estudo feito pelo Instituto Guttmacher mostra que um terço das jovens que usam o medicamento o fazem para regular o período menstrual, prevenir espinhas ou aliviar dores menstruais.

A pesquisadora Rachel Jones, autora do estudo, se baseou nos números encontrados na pesquisa nacional de crescimento familiar de 2006 a 2008 e reuniu os dados de 7.356 mulheres com idade entre 15 e 44 anos.

As mulheres que usavam pílula responderam um questionário sobre quais eram as outras razões para usar o medicamento, além do controle de natalidade.

As respostas encontradas pela pesquisadora foram que o medicamento ajudava nas cólicas ou dores durante o período menstrual, no tratamento para acne, endometriose e para regular o período menstrual. Além disso, as mulheres também deram outros motivos, como preparar o corpo para a menopausa.

De acordo com Jones, 18% das mulheres entre 15 e 44 anos tomam pílula e 7% nunca tiveram relações sexuais. O estudo também apontou que 9% das mulheres que tomam pílula não fazem sexo há três meses.