Topo

Esperar para cortar cordão umbilical reduz risco de anemia, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

17/11/2011 12h24

Para reduzir o risco de anemia em bebês, os médicos deveriam esperar alguns minutos antes de cortar o cordão umbilical. É o que aponta estudo publicado na revista British Medical Journal.

Segundo os pesquisadores, esperar até três minutos antes de fazer o procedimento no parto aumenta, até os quatro meses de idade, os níveis de ferro no recém-nascido.

Para investigar os riscos e benefícios de cortar o umbilical os pesquisadores do Hospital de Halland, na Suécia, observaram 400 recém-nascidos, sendo que alguns deles tiveram o procedimento feito imediatamente, enquanto outros foram três minutos depois do nascimento.

Os bebês que tiveram o cordão cortado depois de alguns minutos tinham níveis de ferro 45% mais altos em comparação com os que tiveram o cordão cortado imediatamente. Os médicos também encontraram até casos de anemia neste último grupo.

De acordo com estudo, a cada 20 bebês que não tiveram o cordão cortado imediatamente, um caso de falta de ferro foi prevenido. Além disso, nenhum um efeito colateral foi associado ao adiamento do corte.