Topo

Margarina é o alimento mais usado pelos brasileiros para passar no pão, aponta pesquisa

Thamires Andrade

Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo

02/12/2011 07h00

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), com dois mil entrevistados, 32,2% dos brasileiros optam pela margarina durante o café da manhã. Em seguida aparecem a manteiga (19,8%) e o creme vegetal (12,6%).

Os "spreads" - termo em inglês, sem tradução para o português, que envolve os produtos que usualmente são passados nos pães e biscoitos - são alguns dos responsáveis pelo consumo de gordura nas dietas. "Nossa dieta precisa ter gorduras, mas para que não haja excesso de peso, além de problemas de saúde, é necessário escolher as saudáveis: insaturadas ou poli-insaturadas", conta Filho.

Médicos e nutricionistas ouvidos pelo UOL Ciência e Saúde recomendam, entre as três opções, o consumo do creme vegetal como opção mais saudável para passar no pão.  "Na realidade, poucos sabem diferenciar esse produto da margarina, mas por ser de origem vegetal o creme é a melhor opção, pois contém fitosteróis que atuam reduzindo os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue", esclarece Isabela David, médica nutróloga responsável pelo estudo realizado pela Abran.

A diferença entre os produtos

margarinaFeita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%)
creme vegetalFeito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas
manteigaFeita de gordura de origem animal (por ser um derivado do leite), ela é rica em gordura saturada e colesterol, e também em vitamina A

Se o objetivo é a perda de peso, o creme segue sendo uma boa opção. "O teor de gordura dele é menor do que outros 'spreads', como manteiga e margarina, ainda que eles não tenham uma grande diferença com relação a calorias", conta Andrea Uzeda, nutricionista da Clínica Dicorp.

Segundo os especialistas, a margarina é rica em gordura trans, que aumenta os triglicérides e o risco de doenças cardíacas e hipertensão. Já a manteiga apresenta muita gordura saturada.

De acordo com Viviane Sant'Anna, nutricionista da VP Consultoria, uma opção para quem não gosta do creme vegetal é o azeite de oliva extra-virgem. "Ele pode ser refrigerado até ficar com consistência sólida e ser usado em torradas e pães", ensina.

Filho alerta para a importância de se escolher os "spreads" com consciência. "É preciso entender quais são os conteúdos nutricionais dos produtos industrializados, saber se tem gorduras trans, conservantes etc. Muita gente não sabe o que significa cada um desses componentes e o quanto eles afetam a saúde", acredita ele.