Topo

Estudo aponta que gripe suína ajuda a desenvolver calvície

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

15/12/2011 18h15

Tomar vacina para a gripe suína pode evitar, além da doença, a queda dos cabelos. Segundo estudo realizado no Japão e publicado na revista Journal of Dermatology, sete pacientes que apresentaram casos de gripe suína apresentaram alopecia areata, um tipo de calvície.

A causa exata da queda capilar é desconhecida, mas os pesquisadores acreditam que ocorre porque o sistema imunológico fica enfraquecido e permite que os folículos do cabelo sejam atacados, o que faz com que os fios cedam. A doença também permite que os pacientes percam os pelos em outras partes do corpo.

Estudos anteriores já relacionaram a queda de cabelo a doenças virais e até mesmo a fatores hereditários. No entanto, esse novo estudo sugere que a infecção da gripe suína também contribui para que a calvície seja desenvolvida.

Entre 2009 e 2010, os pesquisadores da universidade de Hamamatsu no Japão examinaram sete pacientes que apresentaram queda de cabelo depois de desenvolvido a doença. Quatro deles já haviam apresentado casos recorrentes de queda capilar e três tinham os sintomas pela primeira vez.

Todos os pacientes analisados tinham menos de 30 anos de idade, sendo que quatro deles eram menores de 10 anos. Três dos casos envolviam mulheres e em média a queda de cabelo ocorria em 1,5 meses depois que os pacientes, que já tinham apresentado calvície, tinham apresentado a gripe. Já os que foram diagnosticados pela primeira vez com o problema só apresentaram a queda de cabelo depois de 2,7 meses.

De acordo com os pesquisadores, os pacientes que já tiveram alopecia areata (termo médico para calvície) devem considerar tomar a vacina contra a gripe suína e aumentar a proteção para não desenvolver a doença.