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Anvisa divulga ranking de segurança sanitária de navios de cruzeiros

Do UOL

Em São Paulo

19/03/2012 14h45

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira (19), um ranking com a classificação sanitária dos 18 navios de cruzeiro que ficam na costa brasileira durante toda a temporada 2011/2012. A lista classifica os navios em quatro categorias: A, B, C e D, de acordo com o grau de risco para saúde que cada embarcação apresentou na primeira fiscalização realizada pela Agência, na chegada desses cruzeiros ao Brasil.

A maioria das embarcações encontra-se na categoria B, ou seja, com boas condições sanitárias (acima da média). Quatro navios apresentaram excelentes condições e foram englobadas no padrão A da Anvisa.

As embarcações Grand Holiday e MSC Armonia foram classificadas na categoria C, que abrange os navios em condições sanitárias satisfatórias (na média). Já o navio Grande Amazon foi o único que, do ponto de vista sanitário, apresentou condições inadequadas e foi enquadrado na categoria D. Embarcações da categoria D precisam fazer correções imediatas para serem autorizadas a continuar a navegação de rotina.

Esta é a primeira vez que Agência divulga um ranking com a classificação de segurança sanitária dos navios de cruzeiro. Os resultados foram divulgados em um hotsite (http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/index.html).

Veja o ranking (Fonte: Anvisa)

Nome do navioÍndice de conformidadePontuação de riscoPadrão de qualidade sanitária
Grand Mistral1000A
MSC Música9920A
Costa Victoria96100A
Imperatriz96164A
Ocean Dream93244B
Costa Magica94264B
Costa Fortuna97265B
MSC Ópera96265B
MSC Orchestra94300B
Costa Pacífica94320B
Soberano91375B
Zenith93415B
Grand Celebration92435B
Vision of the Seas93470B
Splendour of the Seas91485B
Grand Holiday89535C
MSC Armonia87745C
Grand Amazon402550D

Alimentos

As principais irregularidades encontradas durante as inspeções estão relacionadas aos serviços de alimentação, falha no monitoramento dos padrões de potabilidade da água e a presença de objetos estranhos na sala de ar condicionado.

Na última temporada, 38% dos casos de doença a bordo de navios de cruzeiro foram de diarreia aguda, tendo como principal agente causador o norovírus. Esse vírus é, geralmente, transmitido por meio da ingestão de alimentos contaminados. 

Apesar da fácil disseminação e contágio, as infecções por norovírus, em geral, não são graves. Os sintomas se iniciam de 24 a 48 horas após a contaminação.

No que diz respeito aos serviços de alimentação, além do risco de contaminação cruzada, foram detectadas falhas no controle de temperatura de alimentos. Outra irregularidade frequente é a existência de alimentos fracionados sem identificação e a constatação de alimentos fora do prazo de validade.

Classificação

A classificação dos navios de cruzeiros em uma das quatro categorias considerou dois quesitos variáveis: o índice de conformidade e a pontuação de risco. O primeiro corresponde à porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação.

Já o segundo é a somatória dos valores de cada item do roteiro de inspeção que não foi cumprido, de acordo com o risco envolvido. Este índice pode variar de zero (navios com maior índice de segurança possível) a 5 mil (navio com menor índice de segurança possível).

Navios classificados no padrão de qualidade sanitária A apresentam índice de conformidade acima de 95% e índice de risco abaixo de 200. O padrão B envolve embarcações com índice de conformidade entre 90% e 94% e índice de risco entre 200 e 500.

No nível C, estão os cruzeiros que apresentam índice de conformidade entre 85% e 89% e índice de risco entre 500 e 800. Já as embarcações do nível D estão com índice de conformidade menor de 85% e índice de risco maior que 800.

Inspeção

Todos os navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira passam por inspeções sanitárias da Anvisa. Relizadas de supresa, elas verificam todos os controles da embarcação referentes à segurança sanitária dos alimentos preparados e da água para consumo humano ofertados a bordo. Outras áreas e serviços de importância sanitária, como águas recreativas, limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto, controle de vetores/animais peçonhentos e salão de beleza, também são verificados.

As fiscalizações sanitárias de navios de cruzeiro seguem um mesmo roteiro de inspeção para todas as embarcações. No caso da constatação de irregularidades, as embarcações só são liberadas para continuar a navegação de rotina após a correção dos problemas.

A Anvisa também trabalha na consolidação de um ranking para os navios de cruzeiro de longo curso, ou seja, aqueles que apenas fazem escala na costa brasileira. Esse ranking ainda não foi divulgado, pois muitas dessas embarcações ainda não chegaram ao Brasil.

Outro lado

Após a divulgação do ranking, o Grupo Iberostar enviou comunicado para esclarecer que o Grand Amazon tomou todas as providências necessárias para adequar-se às exigências da Anvisa logo após a inspeção, em outubro do ano passado. "Vale mencionar que as irregularidades apontadas foram pontuais e que não implicaram na operação do serviço nem, tampouco, ofereciam qualquer tipo de risco à tripulação e aos hóspedes", informa a carta.

A empresa também esclarece que a agência fez uma nova vistoria no último dia 2, quando teria sido detectada  "total conformidade da embarcação (100% de índice), bem como redução considerável da pontuação de risco".

"Desde o início de sua operação, em 2005, o Iberostar Grand Amazon foi inspecionado mais de 30 vezes e, em todas elas, obteve a aprovação de controle da fiscalização por cumprir todos os procedimentos higiênicos sanitários e, ainda, oferecer à sua tripulação, manual e treinamento de boas práticas e segurança. Além disso, a embarcação é submetida à vistorias trimestrais ao longo do ano", acrescenta o comunicado.