Estudo comprova eficácia da acupuntura para tratar lombalgia

Do UOL
Em São Paulo

  • Thinkstock

    A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento

    A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento

Estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, demonstra que a acupuntura associada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica.

A lombalgia (dor lombar) é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Até 90% das pessoas sofrerão, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se torna crônico.

O estudo foi realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC com um grupo de 60 pacientes com lombalgia crônica. Sendo que 28 pacientes receberam tratamento convencional, enquanto o restante teve o tratamento convencional associado à acupuntura.

Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, após o término das seis sessões de acupuntura, foi verificado que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor.

O tratamento convencional - uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias - nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes. Amadera afirma que quando estas medidas são insuficientes, recomenda-se a associação de procedimentos não farmacológicos, como exercícios terapêuticos e acupuntura, por exemplo, ao tratamento convencional.

A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento. Segundo João Amadera, foi possível, por meio deste estudo, comprovar a eficácia da técnica chinesa milenar associada ao tratamento convencional.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos