Topo

Ginástica holística ajuda a pevenir e aliviar dores no corpo; aprenda uma série

O trabalho estimula a consciência corporal, a execução correta de movimentos e o alívio de tensões - Arte UOL/Rodrigo Reinelt
O trabalho estimula a consciência corporal, a execução correta de movimentos e o alívio de tensões Imagem: Arte UOL/Rodrigo Reinelt

Do UOL

Em São Paulo

25/04/2012 07h00Atualizada em 10/03/2014 11h28

Nada de exercícios para malhar o abdome ou engrossar a panturrilha. O objetivo da chamada “ginástica holística” é trabalhar o corpo como um todo para promover o alinhamento da postura e evitar dores. O método, criado pela médica e terapeuta alemã Lily Ehrenfried (1896 -1994) e é utilizado no Brasil, entre outros, pela fisioterapeuta Patrícia Lacombe, que já formou cerca de 80 profissionais no país.

“A ginástica holística é baseada em três pilares: educação, prevenção e tratamento”, descreve Lacombe, que aprendeu o método em Paris, com uma sucessora de Ehrenfried. Em outras palavras, o trabalho estimula a consciência corporal, a execução correta de movimentos feitos no dia a dia e o alívio de tensões.

A fisioterapeuta explica que os movimentos agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular.  “O pulmão é um órgão que modifica toda a caixa torácica e é como um escultor interno; se a pessoa respira mal, todo o resto é afetado”, explica a fisioterapeuta. Andar de forma errada é outro vício que pode levar a dores na coluna, por exemplo. Exemplos que ilustram bem o nome dado à prática (“holística” é um neologismo com origem na palavra grega “holos”, ou “o que se relaciona com o todo”).

Com o alinhamento da postura, Lacombe conta que os pacientes passam a dormir melhor e a render melhor nas atividades diárias, o que gera um ganho psicológico expressivo. Os benefícios do método resultaram, inclusive, em uma parceria com uma grande operadora de saúde do país, que abriu unidades de atendimento em quatro Estados. A empresa só lucrou com a decisão – levantamento recente indicou uma redução de 92% no número de cirurgias de coluna.

O método ensinado por Lacombe reúne cerca de 800 movimentos. A seguir, você aprende uma pequena série que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. “Alguns deles podem ser feitos até no trabalho, sem que ninguém perceba”, sugere a fisioterapeuta Kátia Sonsin, facilitadora técnica do instituto em São Paulo. Ela diz que o ideal é criar o hábito de fazer os exercícios todos os dias. Já as repetições podem ser feitas de acordo com as necessidades de cada um.