Topo

Hábitos saudáveis adiam primeiros sintomas do alzheimer, diz neurocientista

Pesquisas indicam que alimentos antioxidantes, como o suco de romã, ajudam a prevenir o alzheimer - Thinkstock
Pesquisas indicam que alimentos antioxidantes, como o suco de romã, ajudam a prevenir o alzheimer Imagem: Thinkstock

Do UOL

Em São Paulo

26/05/2012 07h00

Doença que se torna mais frequente conforme as pessoas vivem mais, o mal de Alzheimer afeta, hoje, cerca de 34 milhões de pessoas no mundo todo. Evitar o problema infelizmente não é possível, ainda. Mas, com mudanças de hábitos, é possível adiar por muitos anos o aparecimento dos sintomas. É o que afirma o neurocientista e professor de psiquiatria Gary Small, que esteve em São Paulo esta semana para falar sobre os fatores de proteção ao cérebro.

Diretor do Centro de Pesquisa em Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia e autor de inúmeros artigos e livros sobre o tema, Small e sua equipe desenvolveu programas que envolvem treinamento mental e mudanças no estilo de vida que têm resultados consistentes na prevenção das demências.

Além de exercitar os neurônios, praticar atividade física é fundamental para evitar o envelhecimento do cérebro. O neurocientista também conta que determinados nutrientes têm efeito protetor, como os antioxidantes presentes no café e no suco de romã, assim como as gorduras do tipo ômega 3, frequentes em peixes de águas frias, nozes e linhaça. Veja, abaixo, outras dicas do especialista: