Topo

Você sofre com ansiedade? Psicóloga cria kit de ferramentas para lidar com a sensação

Cármen Guaresemin

Do UOL, em São Paulo

19/06/2012 07h00

Vivemos numa época em que somos multitarefa. A vida corrida, mais comum nas grandes cidades, acaba deixando as pessoas mais ansiosas. Devido às pendências diárias, à competitividade, e ainda novos desafios, alguns simplesmente não conseguem dar conta de tudo e entram num processo em que o sinal vermelho começa a piscar.

A psicóloga do Ambulatório de Ansiedade da Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo, Lilian Lerner Castro, diz que vem aumentando o número de pacientes com este problema que procuram ajuda em seu consultório, o que a levou a desenvolver um “kit de ferramentas para lidar com a ansiedade”.

Ela explica que é natural sentir ansiedade: "Ela nos protege dos perigos. O que não é natural é essa emoção se prolongar por muito tempo e se tornar tão intensa que a pessoa não consegue mais lidar com ela”.  A sensação pode evoluir para um transtorno de ansiedade, que se caracteriza por pensamentos ansiosos, taquicardia, tremor, suor frio e dores de barriga, causando prejuízo para a vida dessa pessoa.

“Uma pessoa com comportamento ansioso pode andar muito de um lado para outro e ligar a toda hora para alguém. Se estiver pleiteando um emprego, por exemplo, e a resposta demorar um pouco, ficará tão ansiosa que poderá mandar e-mail e ligar para o recrutador, sem conseguir aguardar pela resposta”, diz a psicóloga. Claro que isso acaba prejudicando o candidato. Ela frisa que se a pessoa tiver os sinais citados, mais insônia, medos e diversas preocupações, é hora de procurar ajuda profissional.

O kit criado pela psicóloga tem seis ferramentas: auto-observação, desafio aos pensamentos, mudança de comportamento, técnicas de respiração e relaxamento, sono de qualidade,  alimentação adequada e exercício físico.