Topo

Remédio contra gripe A passa a ser vendido sem retenção da receita

Do UOL

Em São Paulo

11/07/2012 15h05Atualizada em 11/07/2012 15h29

O oseltamivir, princípio ativo do medicamento Tamiflu, foi excluído da lista das substâncias sujeitas a controle especial. O medicamento é utilizado para o tratamento da Influenza A (H1N1). Aresolução foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10).

A partir de agora, o medicamento pode ser comercializado sem retenção da receita, isto é, por meio de uma receita simples que deve ser apresentada ao farmacêutico no ato da compra. O objetivo da medida é facilitar o acesso ao remédio, que deve ser administrado nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta, no entanto, que continua sendo necessário acompanhamento médico para utilizar o medicamento.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os Estados estão abastecidos com o Tamiflu. Os Estados do Sul e São Paulo, áreas mais atingidas pela doença, receberam 51 mil caixas em junho.

Ao todo, os três Estados do Sul somam 1.333 casos diagnosticados, com 84 mortes. Santa Catarina apresenta o maior número de doentes, com 600 casos confirmados e 47 mortes.

A secretária substituta de Vigilância em Saúde do Ministério, Sônia Britro, garante que não há risco de epidemia. Ela informa, porém, que quem tiver falta de ar ou febre por mais de três dias deve procurar o serviço de saúde mais próximo para evitar o agravamento da doença.

Lavar as mãos com frequência e evitar ambientes muito fechados são formas de evitar a doença.

(Com Agência Estado)