Topo

Seis Estados zeram fila de espera para transplante da córnea

O ator José de Abreu é garoto-propaganda da nova campanha de doação de órgãos - Divulgação
O ator José de Abreu é garoto-propaganda da nova campanha de doação de órgãos Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

27/09/2012 13h03

Seis Estados brasileiros aproveitaram o aumento no número de doadores e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea.

Até julho deste ano, Acre, Distrito Federal, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. No ano passado, só São Paulo e Rio Grande do Norte conseguiram zerar essa fila.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes do ministério, a cirurgia de córnea atingiu 7.777 cirurgias nesses primeiros seis meses, contra 6.891 no mesmo período de 2011, que representa um aumento de 13%. Em São Paulo, o Estado que mais fez cirurgias nesse ano, a maior parte dos 4.754 transplantes realizados foi de córnea, com quase 3.000 casos.

A córnea está entre os cinco tipos de transplantes que mais cresceram em 2012, em porcentagem. O órgão fica atrás do aumento do pulmão, de 100%; do coração, de 29%; da medula óssea, com 17%; e do rim, com 14%.

Mas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o país ainda enfrenta gargalos. Até julho de 2012, cerca de 19 mil pessoas esperavam na fila para receber um rim novo. Segundo Padilha, isso se deve ao fato do número alto das doenças renais que há no país e, também, por o paciente conseguir ter uma sobrevida melhor durante a espera do que nas outras cirurgias.